LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE GAMES EDUCACIONAIS: UM PROJETO INICIADO NA DÉCADA DE 1980

  • Lucas Nunes OGLIARI CESUCA
  • Eduardo BLANDO
  • Celso Pessanha MACHADO
  • Vagner Oliveira ROXO

Resumo

Este artigo retrata o trabalho realizado no ano de 2016 pelo Laboratório de Desenvolvimento de Games Educacionais da Faculdade Inedi – Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha (Cesuca). O Laboratório é oriundo de um trabalho iniciado por professores do Curso de Matemática, Licenciatura, da Faculdade Inedi, no ano de 2014, junto ao grupo de pesquisa intitulado Gamificação no Ensino de Ciências e Matemática, vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e certificado pelo Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (GDP). O objetivo do Laboratório é desenvolver jogos digitais, ou games, voltados à educação como estratégia de ensino e como embrião para a introdução da gamificação nos cursos da Instituição. Somente no ano de 2016 foram elaborados três games, sendo que dois estão em fase de finalização e um em fase de experimentação – este último, intitulado Leituras Dirigidas para a Graduação, foi aplicado, no segundo semestre de 2016, aos alunos da disciplina de Prática de Ensino V do Curso de Matemática, Licenciatura, da Faculdade Inedi (Cesuca). A aplicação do game Leituras Dirigidas para a Graduação foi acompanhado de um questionário direcionado aos alunos com o intuito de registrar as suas opiniões e percepções acerca da experiência vivenciada. Através das respostas dos alunos ao questionário foi possível verificar a aceitação da proposta do Laboratório, o que motiva o Laboratório a continuar apostando em um projeto que iniciou na década de 1980, quando os primeiros videogames domésticos ocuparam os lares de milhares de brasileiros.
Publicado
2016-12-19
Como Citar
OGLIARI, Lucas Nunes et al. LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE GAMES EDUCACIONAIS: UM PROJETO INICIADO NA DÉCADA DE 1980. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - 2317-5915, [S.l.], n. 10, p. 501-515, dez. 2016. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1229>. Acesso em: 27 jun. 2017.

Palavras-chave

Educação; Educação Matemática; Games