AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DE UM RAPAZ DE 20 ANOS ENCAMINHADO PARA O PROJETO DE PSICOLOGIA JURÍDICA PSIJUR DO SERVIÇO-ESCOLA DA FACULDADE INEDI-CESUCA

  • Rita Viviane Barth BERTOTTO
  • Márcia Elisabete Wilke FRANCO

Resumo

O presente trabalho aborda uma Avaliação Psicológica, que ocorreu no núcleo de Psicologia Jurídica do serviço-escola da faculdade INEDI-CESUCA (PSIJUR), com um rapaz de vinte anos, encaminhado pela 4ª Vara de Violência do Fórum do município de Cachoeirinha/RS com o objetivo de fazer uma avaliação psicológica, para avaliar se seus comportamentos agressivos foram situacionais ou faz parte de sua estrutura de personalidade. O processo teve duração de oito encontros. Para a avaliação psicológica foram utilizados os seguintes instrumentos: Bateria Fatorial de Personalidade (BFP), Teste House, Tree and Personal (HTP), Inventário de Habilidades Sociais Conjugais (IHSC), Teste de Zulliger, Teste de Bender, Escala para avaliação de Tendência à Agressividade (EATA) e entrevistas. Os resultados indicam que o rapaz apresentou dificuldade de relacionamento nas relações interpessoais, ansiedade e agressividade, assim como uma baixa autoestima. Demonstrou ser emocionalmente instável e vulnerável, expressando necessidade de apoio e segurança. Sugere-se atendimento psicoterápico individual, na modalidade de Psicoterapia Breve e Dinâmica.
Publicado
2016-12-19
Como Citar
BERTOTTO, Rita Viviane Barth; FRANCO, Márcia Elisabete Wilke. AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DE UM RAPAZ DE 20 ANOS ENCAMINHADO PARA O PROJETO DE PSICOLOGIA JURÍDICA PSIJUR DO SERVIÇO-ESCOLA DA FACULDADE INEDI-CESUCA. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 10, p. 301-311, dez. 2016. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1213>. Acesso em: 24 nov. 2017.

Palavras-chave

Psicologia Jurídica; Serviço escola; Avaliação Psicológica