SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O LÚDICO COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO AO ENSINO DE MATEMÁTICA

  • Wagner Mendonça CAMARGO
  • Rafael Zanoni BOSSLE

Resumo

A metodologia de ensino da disciplina de matemática inúmeras vezes não consegue chegar ao resultado esperado pelo docente, o aluno tem muita dificuldade de interpretar os livros por ser uma língua muito complexa, o sites possibilitam vídeos aulas mas não consegue transmitir de forma clara e  até mesmo compreender o que lhe e passado pelo professor, as razoes são diversas, dificuldade do conteúdo curricular e uma educação matemática falha nos anos anteriores, para tentar estancar essa ideia de que a matemática e muito complexo e difícil. O presente artigo tem como objetivo apresentar o lúdico como ferramenta de auxílio ao ensino da sequência didática na matemática, através de dados coletados na observação e entrevista em um Colégio da rede pública estadual, localizado em um Município da região metropolitana de porto Alegre. Tais procedimentos foram executados em conjunto com a elaboração de um material didático concreto para facilitar aprendizagem no ensino da matemática. Um dos objetivos do trabalho foi investigar a sequência didática como construtora e formuladora de conceitos pelo aluno e verificar se há vantagens no processo de ensino aprendizagem. Considera-se que o lúdico é uma ferramenta facilitadora da aprendizagem, auxiliando a construção do pensamento matemático do educando. As hipóteses estão fundamentadas na pesquisa e conclusivas no final do artigo. O tema trabalhado e de muita importância ao ensino aprendizagem, proporcionando ao aluno compreender que podemos apreender e compreender os conteúdos curriculares utilizando de outros recursos independente daqueles lecionados no ensino tradicional, lhes possibilitando uma visão diferenciada do ensino e construindo e participando de sua aprendizagem.
Publicado
2016-12-19
Como Citar
CAMARGO, Wagner Mendonça; BOSSLE, Rafael Zanoni. SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O LÚDICO COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO AO ENSINO DE MATEMÁTICA. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - 2317-5915, [S.l.], n. 10, p. 486-500, dez. 2016. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1209>. Acesso em: 22 jun. 2017.

Palavras-chave

Sequência didática; Ferramenta de auxílio ao ensino; Ensino matemático; Lúdico