O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE UM PREÇO E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DO PREÇO DO PRODUTO FINAL

  • Éviton Alexandre TEIXEIRA
  • Marcio Luiz CUNHA Cesuca Faculdade Inedi
  • Eduardo BLANDO
  • Lucas OGLIARI
  • Celso Pessanha MACHADO

Resumo

O presente artigo, proposto pela disciplina de matemática financeira, do curso matemática e licenciatura, da faculdade INEDI ( Cesuca ), consiste na apresentação de um projeto sobre geração de energia, que busca possíveis processos de formação de preço e suas formas de conseguir reduzir custos com foco  na construção de um gerador de energia eólica, para  a utilização em comunidades carentes e de  classes de baixo poder aquisitivo, assim desonerando as mesmas das altas taxas cobradas pelas instituições que regem o uso de energia elétrica.Na atualidade, é muito importante que se busque formas alternativas de geração de energia limpa e sustentável, tendo em vista o possível esgotamento das reservas de petróleo e os grandes períodos de estiagem gerados pelo aquecimento global que afetam diretamente as hidroelétricas, a cada dia deve haver uma preocupação maior com as fontes de energia, principalmente por serem renováveis, ou seja,  por não se esgotarem, pode ser amplamente e globalmente distribuída , são utilizadas para substituir fontes de combustíveis fósseis e auxiliar na redução do efeito estufa, mas essas precisam estar aliadas a baixos preços e alternativas viáveis para que possam ser implantadas nas comunidades com baixo poder aquisitivo, comunidades que muitas vezes, sequer tem energia elétrica em suas casas, e que jamais teriam acesso a tal tipo de gerador  . A expressão monetária do valor de um produto é o que chamamos de preço. Esse pode ser formado a partir dos gastos ou do valor percebido pelo mercado. Os preços são influenciados pela disponibilidade de matéria-prima e mão-de-obra, pela produção e qualidade e, principalmente, pelo lucro.

Biografia do Autor

Éviton Alexandre TEIXEIRA
Matemática Licenciatura, Educação.
##submission.authorWithAffiliation##
Matemática Licenciatura, Educação.
Publicado
2016-12-19
Como Citar
TEIXEIRA, Éviton Alexandre et al. O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE UM PREÇO E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DO PREÇO DO PRODUTO FINAL. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - 2317-5915, [S.l.], n. 10, p. 476-485, dez. 2016. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1205>. Acesso em: 26 jul. 2017.

Palavras-chave

Energia eólica; Custos; Formação de preços