DIABETES MELLITUS TIPO 1 NA INFÂNCIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

  • Francisca Nayara da Rosa DOURADO
  • Fátima Helena CECCHETTO
  • Márcia Dornelles MARIOT
  • Patricia dos Santos BOPSIN

Resumo

O diabetes mellitus é uma das mais importantes doenças crônicas da infância, com uma incidência alta no início da adolescência. A diabetes na infância acaba interferindo no estilo de vida, não somente da criança/adolescente, mas de toda a família. A presente investigação teve como objetivo fazer uma revisão integrativa de literatura sobre as principais mudanças de vida da criança/adolescente portadora de doença crônica e consequentemente sua família. Para a seleção dos artigos foi utilizada a base de dados da Biblioteca Virtual e Saúde (BIREME) e a amostra constituiu-se de 9 artigos. Após análise dos artigos incluídos, os resultados apontaram que é de extrema importância e relevância que a família possua atendimento eficaz pela equipe multiprofissional e que as mães são as principais cuidadoras das crianças e adolescentes diabéticas tipo 1. Além do  papel de cuidadora as mães precisam educar os filhos para identificarem os sinais e sintomas que a doença impõe, fazendo com que eles estejam em alertas e consigam evitar o consumo de alimentos que possam alterar os níveis glicêmicos. Reconhecer os sinais e sintomas da doença é particularmente simples, no entanto, a sensibilização para os malefícios que a mesma poderá acarretar ao longo da vida é difícil, uma vez que é necessário modificar, na grande maioria das vezes, os hábitos alimentares de toda a família. É extrema importância e relevância que a família possua atendimento eficaz e que este seja prestado por uma equipe multiprofissional. Assim, a família irá se tornar apta para cuidar de forma eficaz da criança ou adolescente acometida pela diabetes tipo 1, resultando em uma consequente melhora do estilo de vida e compreensão da doença.

Biografia do Autor

Francisca Nayara da Rosa DOURADO
Acadêmica do Curso de Enfermagem da Faculdade Fátima de Caxias do sul – RS
Fátima Helena CECCHETTO
Enfermeira graduada pela ULBRA. Mestre em Medicina Tropical pela UFG. Doutora em Ciências da Saúde pela IFUC. Docente do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade Fátima de Caxias do Sul – RS.
Márcia Dornelles MARIOT
Docente do Curso de Enfermagem da CESUCA, Mestre em enfermagem (UFRGS)
Patricia dos Santos BOPSIN
Docente do Curso de Enfermagem da CESUCA, Mestre em ciências médicas (UFRGS)
Publicado
2016-12-19
Como Citar
DOURADO, Francisca Nayara da Rosa et al. DIABETES MELLITUS TIPO 1 NA INFÂNCIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - 2317-5915, [S.l.], n. 10, p. 665-676, dez. 2016. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1197>. Acesso em: 22 jun. 2017.

Palavras-chave

Diabetes Mellitus tipo 1; Criança; Adolescente