PERFIL DISCENTE EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I: ÊNFASE EM UMA TURMA DE GRADUAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO COMUNITÁRIA DE ENSINO SUPERIOR

  • Guilherme Mendes Tomaz dos SANTOS Centro Universitário La Salle (UNILASALLE/Canoas)
  • Wagner Vianna NASCIMENTO Centro Universitário La Salle (UNILASALLE/Canoas)
  • Natália de Borba PUGENS Centro Universitário La Salle (UNILASALLE/Canoas)

Resumo

Este trabalho, decorrente de um estudo de caso com objetivo exploratório, teve por objetivo caracterizar o perfil discente de uma turma de Cálculo Diferencial e Integral I de uma Instituição Comunitária de Ensino Superior da Região Metropolitana de Porto Alegre. Os sujeitos da pesquisa foram 44 alunos dos cursos de engenharia e das ciências exatas matriculados na disciplina em tela no segundo semestre letivo de 2015 no período noturno. A metodologia utilizada teve enfoque quantitativo, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário sociodemográfico aplicado aos estudantes no primeiro dia de aula do semestre e analisando os dados emergentes mediante a estatística descritiva. Como principais resultados da pesquisa, constatamos que: a) 61,36% da turma são do sexo masculino; b) 43,18% possuem idades de 18 a 24 anos; c) 79,54% são dos cursos de engenharia; d) 59,10% estão matriculados no 2º semestre da graduação; e) 52,28% exercem atividade remunerada na sua área de formação; f) 52,28% trabalham 44 horas semanais; g) 29,55% são alunos bolsistas e destes, 61,55% possuem bolsa em regime integral; h) 45,45% da turma são os próximos alunos quem custeia as suas mensalidades. Percebemos que o grupo é heterogêneo e tais resultados corroboram com a realidade do perfil do estudante brasileiro das Instituições de Ensino Superior na esfera privada, que em geral, são alunos que já são trabalhadores e que eles próprios custeiam a sua própria formação para constituírem-se como profissionais de nível superior no período inverso ao dedicado ao trabalho. Neste sentido, esperamos que este trabalho possa contribuir para outras pesquisas na área da matemática de nível superior, mais especificamente no campo do Cálculo Diferencial e Integral I.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Doutorando em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação pelo Centro Universitário La Salle (UNILASALLE) com bolsa pela mesma instituição. Realizou Estágio de Pesquisa Doutoral na Faculdade de Humanidades e Ciências Sociais e na Direção de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidad La Salle México (ULSA). Mestre em Educação pelo Unilasalle com período sanduíche na Universidad La Salle México – Área Intervenção Docente. Especialista em Supervisão Educacional pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Licenciado em Matemática pelo Centro Universitário Metodista IPA. Professor de Educação Superior – Assistente I no Curso de Matemática e no Curso de Pedagogia do Centro Universitário La Salle. Vice-coordenador dos Grupos de Pesquisa “Práticas Educativas e Indicadores de Qualidade da Educação” e "Pedagogia universitária: fundamentos e modos de efetivação para a Educação Superior Lassalista" (CNPq).
##submission.authorWithAffiliation##
Acadêmico do 7º semestre do curso de Licenciatura em Matemática do Centro Universitário La Salle Canoas - RS. Integrante do Grupo de Pesquisa “Pedagogia Universitária: fundamentos e modos de efetivação na Educação Superior Lassalista”. Professor de Matemática na rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Bolsista de Iniciação Científica do Centro Universitário La Salle.
##submission.authorWithAffiliation##
Acadêmica do 6º semestre do curso de Pedagogia do Centro Universitário La Salle Canoas - RS. Integrante do Grupo de Pesquisa “Pedagogia Universitária: fundamentos e modos de efetivação na Educação Superior Lassalista”. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no município de Canoas. Bolsista de Iniciação Científica do Centro Universitário La Salle.
Publicado
2016-12-19
Como Citar
SANTOS, Guilherme Mendes Tomaz dos; NASCIMENTO, Wagner Vianna; PUGENS, Natália de Borba. PERFIL DISCENTE EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I: ÊNFASE EM UMA TURMA DE GRADUAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO COMUNITÁRIA DE ENSINO SUPERIOR. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 10, p. 466-475, dez. 2016. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1196>. Acesso em: 12 dez. 2017.

Palavras-chave

Ensino Superior; Cálculo Diferencial e Integral I; Estudante