PERCEBER-SE: UM ESTUDO BASEADO NAS INTERVENÇÕES REALIZADAS EM UM GRUPO DE PACIENTES COM CARACTERÍSTICAS DEPRESSIVAS E ANSIOSAS

  • Daiane Rocha OLIVEIRA CESUCA - Faculdade Inedi
  • Aline da Silva PIASON

Resumo

O presente artigo tem por objetivo identificar e descrever a eficácia de algumas intervenções realizadas em grupo psicoterapêutico composto de pacientes com características depressivas e ansiosas, mediante intervenções propostas em uma disciplina de estágio da graduação em Psicologia de uma de uma instituição de ensino superior da região metropolitana de Porto Alegre - RS. O grupo ao qual foi realizado o estudo é denominado Perceber-se, sendo este pertencente a uma clínica-escola vinculada à instituição referida anteriormente. Para alcance dos objetivos foram realizadas três intervenções: uma técnica de psicoeducação, uma atividade prática de Mindfulness e a aplicação pré-teste e pós-teste das Escalas Beck – BAI e BDI, com objetivo de verificar a existência ou não de mudanças nos sintomas de depressão e ansiedade anteriormente relatados por esses indivíduos. Como participantes do estudo, contemplaram a amostra três pacientes, visto a necessidade de uma comparação pré-teste e pós-teste não ter sido possível em todos os integrantes que passaram pelo grupo no período do estudo. Pode-se concluir com a realização das intervenções que os pacientes tiveram uma melhora acentuada em seus sintomas, tanto nos aspectos relacionados à depressão quanto à ansiedade, alterando consideravelmente os níveis e escores das escalas aplicadas. Foi possível perceber o quanto o aspecto grupal foi importante para estes indivíduos, mostrando-se principalmente através do compartilhamento de experiências. De maneira geral, a psicoeducação e a técnica de Mindfulness puderam mostrar o entendimento sobre como percebemos e reagíamos a cada evento em nosso dia-a-dia, bem como da importância de estarmos mais atentos no aqui-agora. Partindo dos resultados deste estudo, é possível pensar na eficácia da psicoeducação e contemplação através do Mindfulness nesse contexto psicoterapêutico, salientando a importância de pesquisas e reaplicações em uma amostra maior que a deste estudo. 
Publicado
2016-12-19
Como Citar
OLIVEIRA, Daiane Rocha; PIASON, Aline da Silva. PERCEBER-SE: UM ESTUDO BASEADO NAS INTERVENÇÕES REALIZADAS EM UM GRUPO DE PACIENTES COM CARACTERÍSTICAS DEPRESSIVAS E ANSIOSAS. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - 2317-5915, [S.l.], n. 10, p. 293-300, dez. 2016. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1195>. Acesso em: 26 jul. 2017.

Palavras-chave

Grupo Psicoterapêutico; Intervenções; Psicoeducação; Mindfulness