ARTHUR NO PAÍS DA MATEMÁTICA: EXPLORANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DO RPG MAKER

  • Camila da Silveira ALVES Faculdade Inedi, Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha (Cesuca)
  • Eviton Alexandre TEIXEIRA Faculdade Inedi, Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha (Cesuca)
  • Jaqueline RODRIGUES Faculdade Inedi, Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha (Cesuca)
  • Lucas Nunes OGLIARI Faculdade Inedi, Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha (Cesuca)
  • Luis Filipe REIS Faculdade Inedi, Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha (Cesuca)
  • Márcio Luiz da CUNHA Faculdade Inedi, Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha (Cesuca)
  • Gustavo Gomes FERRAZ Faculdade Inedi, Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha (Cesuca)

Resumo

O presente trabalho de pesquisa tem por objetivo apresentar o andamento de uma proposta da disciplina de História da Matemática, do Curso de Matemática, Licenciatura, da Faculdade Inedi, Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha (Cesuca), que visa levar para o ensino elementos da história da matemática utilizando-se do software chamado RPG Maker. Este software consiste em um editor de jogo digital no estilo Role-Playing Game (RPG) que possibilita construir e aplicar, de forma didática, um game. O game tem como objetivo desacomodar os alunos, instigando-os a participarem ativamente do ensino, como atores do aprendizado, de maneira divertida e motivadora. A aplicação do game como proposta pedagógica serve como ferramenta lúdica e irá auxiliar no ensino, pelo qual os alunos irão interagir e submeter os seus conhecimentos, ou participando de um jogo ou, na construção de um jogo em que o usuário irá se aventurar em diversos mundos (etapas) elencados aos conteúdos de matemática. Cada fase ou etapa do game contém um desafio matemático para incentivar os alunos à pensarem e, se necessário, buscar, através de pesquisas, informações sobre os conteúdos, a fim de garantir o bom andamento do jogo. A proposta incentiva o estudo da matemática através da aprendizagem prévia e interativa com algo que o jovem demonstra mais interesse atualmente, como o uso de tecnologias. A proposta está fundamentada em autores que defendem o uso de jogos no ensino de matemática e no ensino de um modo geral. O game está em fase de conclusão, prevista para o final do segundo semestre de 2016, podendo ser difundido e aplicado à alunos do ensino fundamental e médio, e mesmo da graduação.  
Publicado
2016-12-19
Como Citar
ALVES, Camila da Silveira et al. ARTHUR NO PAÍS DA MATEMÁTICA: EXPLORANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DO RPG MAKER. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - 2317-5915, [S.l.], n. 10, p. 598-600, dez. 2016. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1191>. Acesso em: 24 set. 2017.

Palavras-chave

Jogos Digitais/RPG; História da Matemática; Ensino de Matemática