O BRINCAR COMO INSTRUMENTO DE AUXÍLIO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Ângela Lopes ALVES
  • Paula Fernanda L. FARIAS
  • Gabriele BONOTTO Cesuca - Faculdades Inedi

Resumo

Presente na vida da criança desde os seus primeiros passos, o brincar desempenha um papel de relevância na sua construção como indivíduo social e compreende as relações escolares, principalmente as que fazem parte do processo de alfabetização, na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental. O presente artigo pretende apontar as relações positivas entre as brincadeiras e jogos lúdicos no processo de aprendizagem e conhecimento da alfabetização. Iniciando com um breve relato histórico da infância de antigamente, repassando a forma como ela é vista atualmente e em como deve ocorrer a participação do professor durante o processo de alfabetização, mediando atividades de escrita e oralidade com as questões lúdicas envolvendo jogos e brincadeiras, ressaltando a importância desse conjunto de fatores no desenvolvimento e formação da criança. Dessa forma, se contextualiza também os fatos históricos que envolvem o ato de brincar, seguido pelos relatos de como ocorreu a alfabetização no Brasil.  Continuamente a isso, será abordado o principal problema e objetivo a que se propôs esse artigo, desconstruir os padrões que contradizem a respeito dos benefícios do brincar como reforço e assistência significativa no processo e evolução na alfabetização das crianças.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Professora do curso de Pedagogia do Cesuca- Faculdades Inedi. Trabalha com pesquisas na área de formação de professores, teorias e práticas educativas.
Publicado
2016-12-19
Como Citar
ALVES, Ângela Lopes; FARIAS, Paula Fernanda L.; BONOTTO, Gabriele. O BRINCAR COMO INSTRUMENTO DE AUXÍLIO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - 2317-5915, [S.l.], n. 10, p. 418-427, dez. 2016. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1176>. Acesso em: 22 jun. 2017.

Palavras-chave

Infância; Brincar; Alfabetização; Letramento