A MATEMÁTICA ANTES DA ESCOLA: O QUE O ALUNO JÁ SABE SOBRE MATEMÁTICA?

  • Angela Guiomar Mucilo TRAJANO
  • Cíntia da Rocha ANGELI
  • Gabriele BONOTTO Cesuca - Faculdades Inedi

Resumo

A Matemática surge de maneira natural e espontânea, desde as primeiras experiências oferecidas à criança por seu meio sociocultural, e para expressar as próprias ideias, ao tentar organizá-las, pensa matematicamente. Esse pensar ocorre em diversas situações: ao brincar, jogar, interagir com o adulto, enfim, em qualquer situação que a desafie a pensar sobre fatos, problemas e situações que necessitem de solução. A partir desses desafios, experiências e dificuldades vão surgindo, fazendo com que a criança, ao tentar solucioná-las, aprofunde o conhecimento das diversas noções matemáticas. É na Educação Infantil o momento mais adequado para estimular na criança o desenvolvimento do pensamento lógico, seja pela diversidade de atividades desenvolvidas, pela curiosidade, criatividade ou descoberta. A criança, muito antes de ingressar na escola está permanentemente em contato com a cultura e recebendo os mais variados estímulos e informações. Pensar matematicamente acerca de um fato ou um problema relaciona-se com a capacidade de agrupar, retirar, separar, estabelecer correspondência entre objetos, descobrindo assim suas propriedades (forma, cor, tamanho, etc.). Ao se utilizar destas atividades espontâneas e estabelecendo relações, a criança constrói noções matemáticas, desenvolvendo as habilidades perceptivo-motoras devendo ser isto o ponto de partida para o ensino de Matemática na Educação Infantil. Por fim, face às relações estabelecidas, nosso objetivo é discutir suas implicações, numa pesquisa de campo, através de entrevistas com professores da educação infantil, sobre a aprendizagem da criança em idade pré escolar, questionando sobre a forma como os discentes chegam à escola, se trazem algum conhecimento matemático, visando a prática docente e a forma de organização dos programas de ensino de Matemática da educação infantil acerca das aprendizagens trazidas pela criança quando do ingresso na escola.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Professora do Curso de Pedagogia do cesuca - faculdades inedi. Atua na pesquisa de formação de professores, teorias e práticas educativas.
Publicado
2016-12-19
Como Citar
TRAJANO, Angela Guiomar Mucilo; ANGELI, Cíntia da Rocha; BONOTTO, Gabriele. A MATEMÁTICA ANTES DA ESCOLA: O QUE O ALUNO JÁ SABE SOBRE MATEMÁTICA?. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - 2317-5915, [S.l.], n. 10, p. 407-417, dez. 2016. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1175>. Acesso em: 22 jun. 2017.

Palavras-chave

Conhecimentos prévios; Aprendizagem matemática; Influências na aprendizagem