SARAU GERONTOLÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA

  • Gisele Cristina TERTULIANO Faculdade Inedi

Resumo

Este estudo relata a experiência da criação de um Sarau Gerontológico como ferramenta de avaliação  da Disciplina de Enfermagem na Saúde do Idoso. Esta disciplina tem como objetivo conhecer e refletir sobre o processo de envelhecimento humano e sua relação com aspectos demográficos, socioeconômicos, epidemiológicos, políticos, culturais e biopsicossociais no contexto da família e cuidadores, fomentando a reflexão sobre a inserção do idoso na sociedade. O uso do Sarau como ferramenta de aprendizagem e compartilhamento de vivências na temática do idoso, possibilitou dois encontros de 2 horas/aula para que  os acadêmicos de enfermagem da referida disciplina apresentassem manifestações artísticas, gastronômicas na forma de música, leitura, bate-papo, pintura, crochê, degustação e canto coordenadas pelo professor da disciplina. Como resultado o sarau foi reinventado na perspectiva do envelhecimento saudável, proporcionando momento de troca de saberes, emoções, descobertas e vivências coletivas. Ao promover esses dois encontros nas dependências da faculdade, porém extra sala de aula os alunos experenciaram um novo ambiente para a aprendizagem  e manifestação de seus afetos através de outros mecanismos de comunicação como os momentos de liberdade musical, exposição de arte, roda de contação de histórias, apresentações musicais, mesa de material educativo e uma apresentação musical ao vivo. Este momento possibilitou conhecer minimamente a história de vida dos alunos, seus laços, seus afetos e  referenciais familiares.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Enfermeira, Cientista Social. Docente do Curso de Enfermagem Cesuca.
Publicado
2016-12-19
Como Citar
TERTULIANO, Gisele Cristina. SARAU GERONTOLÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - 2317-5915, [S.l.], n. 10, p. 446-447, dez. 2016. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1134>. Acesso em: 24 set. 2017.

Palavras-chave

Educação em enfermagem; Avaliação Educativa; Aprendizagem