O USO DE PORTFOLIO NA SAÚDE COLETIVA

  • Gisele Cristina TERTULIANO Faculdade Inedi

Resumo

Este estudo  relata a experiência dos estudantes do curso de  enfermagem  , referente  ao uso do portfólio como instrumento de avaliação. A formação acadêmica deve proporcionar momentos de reflexão sobre os saberes, habilidades e competências a serem desenvolvidas durante a formação para a constante construção de um senso crítico. A diversificação metodológica nas práticas pedagógicas possibilitam ao docente e ao aluno novos desafios sobre ensinar e aprender. Os acadêmicos do Curso de Enfermagem Cesuca , na disciplina de Prática de Enfermagem em Saúde Coletiva, realizaram como atividade avaliativa a construção de um portfólio sobre suas vivências e aprendizados no território da saúde da família do Município de Cachoeirinha/ RS .Utilizou-se o portfólio como ferramenta de avaliação com o objetivo  de potencializar  a reflexão das práticas de enfermagem, proporcionado a construção do conhecimento vinculado a demonstração de experiências pessoais e  de aprendizado possibilitando o  exercício da criatividade e  a livre expressão através de narrativas, ilustrações, reflexões em consonância com a Diretrizes Curriculares Nacionais  do Curso de Bacharelado em Enfermagem. Os aspectos metodológicos buscaram resgatar a descrição da experiência através de análise qualitativa. As categorias eleitas para avaliação consideraram como critérios: escrita, reflexão, criatividade e organização. Os resultados ilustraram  as experiências  vividas no roteiro de trabalho apresentado no início do semestre e dos pontos positivos e negativos identificados entre docente e discentes.  Essa metodologia, tem colaborado como ferramenta inovadora de aprendizagem em vários contextos educativos como estratégia que potencializa a construção do conhecimentos e o exercício  da problematização na vivência teórica e prática. 

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Enfermeira, Cientista Social. Docente do Curso de Enfermagem Cesuca.
Publicado
2016-12-19
Como Citar
TERTULIANO, Gisele Cristina. O USO DE PORTFOLIO NA SAÚDE COLETIVA. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 10, p. 448-449, dez. 2016. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1133>. Acesso em: 24 nov. 2017.

Palavras-chave

Educação em enfermagem; Avaliação Educativa; Aprendizagem