O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita.
  • O arquivo da submissão deverá ser enviado  em formato word .doc ou docx.  e ser submetido na sua área própria: ARTADM (para artigos na área da Adminsitração), ARTCONT (para artigos na área de Ciências Contábeis), ARTCOMEXT (para artigos na área do Comércio Exterior), ARTSEC (para artigos na área do Secretariado); ARTDIR (para artigos na área do Direito), ARTPSIC (para artigos na área da psicologia), ARTPED (para arigos na área da Pedagogia, ARTMAT (par artigos na área da Matemática), ARTENF (para artigos na área da Enfermagem).
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista. Eventuais imagens deverão ser compatíveis com o sistema e estarem dentro do artigo, sem sobrecarregar o arquivo, do contrário, não são passíveis de submissão.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (tanto para ARTIGOS quanto para RESUMOS), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Definição dos padrões bibliográficos e de formatação de texto para Artigos Completos:

Utilize o Modelo disponível para cada Ano da Mostra

1) AS ÁREAS DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS

O arquivo da submissão deverá ser enviado  em formato word .doc ou docx.  e ser submetido na sua área própria: ARTADM (para artigos na área da Adminsitração), ARTCONT (para artigos na área de Ciências Contábeis), ARTCOMEXT (para artigos na área do Comércio Exterior), ARTSEC (para artigos na área do Secretariado); ARTDIR (para artigos na área do Direito), ARTPSIC (para artigos na área da psicologia), ARTPED (para arigos na área da Pedagogia, ARTMAT (par artigos na área da Matemática), ARTENF (para artigos na área da Enfermagem), ARTSECRET (para artigos na área do Secretariado).

2)  DIMENSÕES DOS TEXTOS

 Os artigos completos: devem ser submetidos em formato word doc. ou docx., ter aproximadamente de 8 a 12 páginas, em formato de papel A4, fonte Times New Roman 12, espaço simples, incluindo figuras, tabelas e referências. Quando houver citações com mais de três linhas, deve ser usada fonte 10.

Na redação do original deve-se seguir a seguinte estrutura:
Identificação – Título do trabalho.
Resumo – Em parágrafo destacado, antes do texto, oferecendo síntese do conteúdo, de 3 (três) a 5 (cinco) linhas, que expresse com clareza e concisão o tema tratado. Devem constar também palavras-chave, em um mínimo de 3 (três). O mesmo resumo e palavras-chave deve ser apresentado em inglês.

 

3) FORMATAÇÃO:

3.1) Formatação de  Notas de rodapé e citações

As notas deverão ser de natureza substantiva, aparecendo no rodapé, preferencialmente sem ultrapassar 3 linhas e restringindo-se a comentários adicionais ao texto. Citações bibliográficas no próprio texto deverão seguir a forma (Autor, data, página).

3.2) Formatação das Referências bibliográficas

Ao final do artigo deverão ser listadas as referências bibliográficas, em ordem alfabética, observando-se as regras da ABNT (NBR 6023:2002), exemplificadas nos modelos abaixo:

Livro:

LÉVI-STRAUSS, Claude. As estruturas elementares do parentesco. Petrópolis: Vozes, 1982.

PRZEWORSKI, Adam; STOKES, Susan C.; MANIN, Bernard (Eds.). Democracy, accountability, and representation. New York: Cambridge University Press, 1999.

CALHOUN, Craig et al. (Eds.). Classical sociological theory. 2 ed. Malden, MA: Blackwell, 2007.

Capítulo de livro:

WOLF, Eric. Etnicidade e nacionalidade. In: FELDMAN-BIANCO, Bela; RIBEIRO, Gustavo Lins (Orgs). Antropologia e poder: contribuições de Eric Wolf. Brasília/São Paulo: Ed.UnB/Imprensa Oficial, 2003.

LANZARO, Jorge. Tipos de presidencialismo y modos de gobierno en América Latina. In: _______ (Comp.). Tipos de presidencialismo y coaliciones políticas en América Latina. Buenos Aires: Clacso, 2003.

Artigo em periódico:

BONELLI, Maria da Gloria; BARBALHO, Rennê Martins. O profissionalismo e a construção do gênero na advocacia paulista. Sociedade e Cultura, v. 11, n. 2, p. 275-284, 2008.

Tese ou dissertação:

TAMASO, Izabela Maria. Em nome do patrimônio: representações e apropriações da cultura na cidade de Goiás. Brasília, 2007. Tese (Doutorado em Antropologia) – Universidade de Brasília.

Trabalhos apresentados em eventos:

BAQUERO, Marcelo. A democracia e capital social na América Latina: Brasil para além do debate acadêmico. In: CONGRESO LATINOAMERICANO DE CIENCIA POLÍTICA, 1, 2002, Salamanca. Política en América Latina: I Congreso Latinoamericano de Ciencia Política. Salamanca: Ediciones Universidad Salamanca, 2002. p. 837-858.

Artigos em jornais:

BURITY, Joanildo A. Confronto de discursos. O Povo, Fortaleza, p. 6-7, 22 mar. 2008.

Texto disponível na internet:

MALINOWSKI, Bronislaw. The primitive economics of the Trobriand islanders. Economic Journal, vol. 31, p. 97-123, 1921. Disponível em: . Acesso em: 08 jun. 2008.

Ocorrências do mesmo autor:

Obras do mesmo autor referenciadas sucessivamente na mesma página devem ser substituídas, nas referências posteriores à primeira, por um espaço sublinear (equivalente a seis espaços) e ponto. Exemplo:

GARZA, Enrique de la (Coord). Tratado latinoamericano de sociología del trabajo. México: Fondo de Cultura Económica/Universidad Autónoma Metropolitana, 2000.

______ (Comp.). Los sindicatos frente a los procesos de transición política. Buenos Aires: Clacso, 2001.

Obras do mesmo autor publicadas no mesmo ano devem ser diferenciadas com o uso de letras logo após a data, sem espaço. Exemplo:

REIS, Fábio Wanderley. Mercado e utopia: teoria política e sociedade brasileira. São Paulo: Ed.USP, 2000a

______. Política e racionalidade: problemas de teoria e método de uma sociologia ‘crítica’ da política. 2. ed. Belo Horizonte: Ed.UFMG, 2000b.

d) Complementos

Evite encaminhar figuras, desenhos, gráficos, mapas e tabelas em arquivo separado, se imprescindível fazê-lo, encaminhe com indicações claras, ao longo do texto, dos locais em que devem ser incluídos.