TRABALHO E EDUCAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): INVESTIGAÇÕES DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO

  • Daniela Maria Weber UNIVATES
  • Evandro Alves UFRGS
  • Suzana Feldens Schwertner

Resumo

Este estudo é fruto de reflexões e provocações desencadeadas a partir do Curso de Aperfeiçoamento em Alfabetização de Jovens e Adultos, promovido pelo Núcleo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens e Adultos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A formação continuada propiciou a reflexão sobre o estudante trabalhador que frequenta a EJA. Por meio de questionário proposto aos estudantes de uma escola da rede municipal de Lajeado (RS), que possui turmas na modalidade EJA, investigou-se sua percepção sobre a relação entre trabalho e educação, evidenciando o quanto estes conceitos permanecem não articulados entre os espaços escolares e os de trabalho. Os estudantes percebem a escola e o trabalho como vias separadas, não estabelecendo relações entre eles. Entende-se que a formação continuada e a reflexão produzida pelo estudo, além da investigação realizada permitiram a discussão da temática com o grupo de professores, trazendo para a pauta de estudo as questões de currículo e interação com o mundo do trabalho, na Educação de Jovens e Adultos.Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Formação Continuada; Educação e Trabalho.Este estudo é fruto de reflexões e provocações desencadeadas a partir do Curso de Aperfeiçoamento em Alfabetização de Jovens e Adultos, promovido pelo Núcleo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens e Adultos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A formação continuada propiciou a reflexão sobre o estudante trabalhador que frequenta a EJA. Por meio de questionário proposto aos estudantes de uma escola da rede municipal de Lajeado (RS), que possui turmas na modalidade EJA, investigou-se sua percepção sobre a relação entre trabalho e educação, evidenciando o quanto estes conceitos permanecem não articulados entre os espaços escolares e os de trabalho. Os estudantes percebem a escola e o trabalho como vias separadas, não estabelecendo relações entre eles. Entende-se que a formação continuada e a reflexão produzida pelo estudo, além da investigação realizada permitiram a discussão da temática com o grupo de professores, trazendo para a pauta de estudo as questões de currículo e interação com o mundo do trabalho, na Educação de Jovens e Adultos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino - UNIVATES - Bolsista PROSUP-TAXALicenciada em História - UNIVATESProfessora de História e Geografia da Rede Municipal de Lajeado-RS
##submission.authorWithAffiliation##
Professor Adjunto da Área de Educação de Jovens e Adultos do Departamento de Estudos Especializados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DEE/FACED/UFRGS). Possui graduação em Pedagogia (1996), mestrado (2001) e doutorado em Educação (2006) pela UFRGS. Atualmente é professor adjunto I da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Publicado
2016-03-24
Como Citar
WEBER, Daniela Maria; ALVES, Evandro; SCHWERTNER, Suzana Feldens. TRABALHO E EDUCAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): INVESTIGAÇÕES DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO. REVISTA EDUCAÇÃO EM REDE: FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE - ISSN 2316-8919, [S.l.], v. 4, n. 6, mar. 2016. ISSN 2316-8919. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/educacaoemrede/article/view/899>. Acesso em: 12 dez. 2017.