FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A NECESSIDADE DE PROMOVER A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

  • Marcelo Franco Leão UFRGS
  • Eniz Conceição Oliveira UNIVATES
  • José Claudio Del Pino UNIVATES e UFRGS

Resumo

O objetivo deste estudo foi discutir o conceito de Alfabetização Científica (AC) e refletir estratégias de ensino que favoreçam a emancipação intelectual dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Trata-se de relato de experiência, cuja abordagem é qualitativa. Seu desenvolvimento ocorreu em 2014 e envolveu 21 professores do Centro de Educação “15 de outubro” de Barra do Bugres – MT. As atividades foram registradas no diário de bordo. Nas formações continuadas foram realizadas leituras, debates e argumentação para levantar os conhecimentos empíricos sobre a temática, além da aplicação de um questionário com três questões abertas. Também foi proposta a elaboração de um mapa conceitual para caracterizar as pessoas alfabetizadas cientificamente. A formação partiu das concepções prévias destes professores e possibilitou aprofundar os estudos sobre a temática. Logo, pensar em AC como uma necessidade é contribuir para o desenvolvimento da sociedade, pois quanto mais pessoas forem alfabetizadas cientificamente, melhores serão suas condições de vida.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Graduado em Química Licenciatura Plena com habilitação em Física pela UNISC. Pós-graduado em Orientação Educacional(Dom Alberto) e em Relações Raciais na Educação e na sociedade Brasileira(UFMT).Mestre em Ensino pela UNIVATES. Doutorando em Educação em Ciências pela UFRGS. Professor de Química do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT/ Campus Confresa-MT.
##submission.authorWithAffiliation##
Graduada em Química Licenciatura Plena pela UFRGS. Pós-graduada em Educação Química pela UFRGS. Mestre e Doutora em Química pela UFRGS. Professora do Centro Universitário UNIVATES e Coordenadora do Mestrado em Ensino de Ciências Exatas
##submission.authorWithAffiliation##
Graduado em Licenciatura em Química e em Química Industrial pela PUCRS. Pós-graduado em Química pela UPF e em Ensino de Química pela UCS. Mestre em Ciências Biológicas-Bioquímica pela UFRGS. Doutor em Engenharia de Biomassa pela UFRGS. Pós Doutor pela Universidade de Aveiro-Portugal. Professor do PPGEnsino do Centro Universitário UNIVATES.
Publicado
2016-03-24
Como Citar
LEÃO, Marcelo Franco; OLIVEIRA, Eniz Conceição; DEL PINO, José Claudio. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A NECESSIDADE DE PROMOVER A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. REVISTA EDUCAÇÃO EM REDE: FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE - ISSN 2316-8919, [S.l.], v. 4, n. 6, mar. 2016. ISSN 2316-8919. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/educacaoemrede/article/view/837>. Acesso em: 24 ago. 2017.