MODOS DE COMUNICAÇÃO FAMÍLIA- ESCOLA: uma pesquisa com crianças

  • Circe Mara Marques Cesuca
  • Bianca Lautert Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha - CESUCA.

Resumo

RESUMOEste artigo resulta de uma pesquisa com crianças e trata dos modos de comunicação família-escola.  Tem como objetivo principal dar visibilidade ao que as crianças do quarto ano de uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre têm a nos dizer sobre os modos de comunicação entre seus familiares e seus professores. Inicialmente mostramos que os modos recorrentes de comunicação família-escola estão pautados no propósito de informar, celebrar, treinar ou reclamar, conforme apontou a entrevista com a gestora, professora e pais. As crianças do quarto ano já se apropriaram da ideia de que a comunicação entre essas duas instituições se dá em situações de problema de aprendizagem ou comportamento. Como decorrência, elas rechaçam a presença dos pais na escola e relembram experiências positivas vividas anteriormente quando seus familiares frequentavam a escola com outro propósito.  A pesquisa mostrou que embora a escola e a família tenham muito a aprender e ensinar uma à outra, suas relações são frágeis e desconsideram o “querer” das crianças. A positividade dos processos de comunicação família-escola somente poderá ser construída a partir das próprias crianças.Palavras-chave: Família-escola; pesquisa com crianças; experiência.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Mestre em Teologia/Religião e Educação pela Escola Superior de Teologia (EST/São Leopoldo/RS); Graduada em Pedagogia pela Pontifícia de Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Professora no curso de Pedagogia do Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha - CESUCA. E-mail: circemaramarques@gmail.com
##submission.authorWithAffiliation##
Graduada em Pedagogia pelo Complexo de Ensino superior de Cachoeirinha - CESUCA.
Publicado
2016-03-24
Como Citar
MARQUES, Circe Mara; LAUTERT, Bianca. MODOS DE COMUNICAÇÃO FAMÍLIA- ESCOLA: uma pesquisa com crianças. REVISTA EDUCAÇÃO EM REDE: FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE - ISSN 2316-8919, [S.l.], v. 4, n. 6, mar. 2016. ISSN 2316-8919. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/educacaoemrede/article/view/825>. Acesso em: 12 dez. 2017.