ENSINO A DISTÂNCIA, AVALIAÇÃO ONLINE E CURSOS SUPERIORES DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES: DESAFIOS E PROPOSTAS

  • David Mesquiati de Oliveira Faculdade Unida de Vitória

Resumo

O presente artigo versa sobre a aplicação da avaliação na modalidade de Ensino a Distância (EAD) em cursos a distância. O objetivo é apresentar as técnicas e formas de avaliação online (virtual) mais adequadas para o EAD, considerando diversos aspectos, modelos e ferramentas. No Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o estudante é também produtor e desenvolvedor de conteúdo. Qual o papel da avaliação online nesse processo? Que tecnologias educacionais potencializam a função formativa e mediadora da avaliação? De que maneira os cursos de graduação em EAD poderiam incorporar melhor essas avaliações, superando os modelos pragmáticos-instrucionais? Pensada dessa forma, a avaliação contribui para subsidiar um processo de qualidade na EAD, uma vez que somente as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s) não são garantia de aprendizagem e formação das pessoas envolvidas, especialmente nos cursos de Teologia e Ciências das Religiões. Na primeira seção analisa-se a problemática atual sobre a avaliação do ensino-aprendizagem. Na segunda, analisam-se as principais contribuições teóricas sobre o EAD e sobre a avaliação formativa. Na última, uma análise das técnicas e formas de avaliação para melhoria do EAD de forma propositiva.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Doutor em teologia (PUC-Rio) e especialista em educação (Claretiano). Professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões na Faculdade Unida de Vitória (UNIDA) e coordenador do Ensino a Distãncia na mesma instituição.
Publicado
2016-03-24
Como Citar
OLIVEIRA, David Mesquiati de. ENSINO A DISTÂNCIA, AVALIAÇÃO ONLINE E CURSOS SUPERIORES DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES: DESAFIOS E PROPOSTAS. REVISTA EDUCAÇÃO EM REDE: FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE - ISSN 2316-8919, [S.l.], v. 4, n. 6, mar. 2016. ISSN 2316-8919. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/educacaoemrede/article/view/626>. Acesso em: 12 dez. 2017.