Qualidade da Educação Superior: O Prouni na Inclusão e Democratização do Acesso

  • Marialva Moog Pinto CESUCA - Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha - Faculdade Inedi
  • MARIA ISABEL DA CUNHA UNISINOS

Resumo

Compreender como as políticas de inclusão na educação superior, no caso o Prouni, impacta a qualidade da educação superior é o objetivo deste texto. Baseia-se em um estudo de caso, envolvendo uma universidade privada comunitária, sem fins lucrativos, da região sul do Brasil. Problematiza-se a realidade dos alunos do Prouni em relação às suas rotinas universitárias, dinâmicas, dificuldades pedagógicas e questionamentos. Explorou-se o posicionamento dos professores e gestores, como uma possibilidade de buscar uma interlocução sobre o tema da qualidade, referenciada em autores como Morosini (2007) e Oliveira e Catani (2003). Explorou-se a discrepância entre as posições dos respondentes e os dados quantitativos registrados no período em estudo. Os resultados apontaram para a importância do Prouni como política de inclusão, mas condicionando seu sucesso aos cuidados em relação ao acompanhamento e apoio aos estudantes beneficiados, com vistas a uma maior  relação custo beneficio da política em questão. Palavras-chave: Qualidade da educação superior; acesso à educação superior; Prouni.

Biografia do Autor

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Coordenadora do Curso de Pedagogia do Cesuca
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Doutora em Educação
Publicado
2013-09-11
Como Citar
PINTO, Marialva Moog; DA CUNHA, MARIA ISABEL. Qualidade da Educação Superior: O Prouni na Inclusão e Democratização do Acesso. REVISTA EDUCAÇÃO EM REDE: FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE - ISSN 2316-8919, [S.l.], v. 2, n. 2, set. 2013. ISSN 2316-8919. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/educacaoemrede/article/view/423>. Acesso em: 16 set. 2019.