REFLEXÃO E MUDANÇA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS

  • José Ayron Lira dos Anjos UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Kátia Silva Cunha UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Kátia Calligaris Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Resumo

Formar professores para o ensino de ciências na Educação Básica Brasileira representa atualmente um grande desafio, pois pressupõe, muitas vezes, uma quebra do modelo estruturado durante toda sua vida estudantil. O propósito deste artigo é apresentar o relato reflexivo dos docentes em formação, construído a partir da experiência desenvolvida na proposta de ECBP. A partir do aporte teórico-metodológico da análise do discurso, buscamos compreender o que dizem os docentes em formação sobre o que fazem e o que dizem sobre o porquê de o fazer. Tomando por base o discurso dos docentes em formação, verificamos claramente que a identidade profissional é passível de construção em uma proposta de ECBP e que esse movimento de construção está alicerçado sobre quatro eixos: a ressignificação dos papéis do professor e do aluno, a relação professor-aluno, a ressignificação no trabalho com os conteúdos e a inovação metodológica.

Biografia do Autor

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Curso de Química-Licenciatura / Núcleo de Formação Docente / Centro Acadêmico do Agreste / UFPE
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Núcleo de Formação Docente / Centro Acadêmico do Agreste / UFPE
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Curso de Física-Licenciatura / Núcleo de Formação Docente / Centro Acadêmico do Agreste / UFPE
Publicado
2016-03-24
Como Citar
ANJOS, José Ayron Lira dos; CUNHA, Kátia Silva; RODRIGUES, Kátia Calligaris. REFLEXÃO E MUDANÇA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS. REVISTA EDUCAÇÃO EM REDE: FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE - ISSN 2316-8919, [S.l.], v. 4, n. 6, mar. 2016. ISSN 2316-8919. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/educacaoemrede/article/view/400>. Acesso em: 24 ago. 2017.