ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁTICA PEDAGÓGICA

ATUAÇÃO EM CONTEXTO ESCOLAR

  • Marli Lucia Tonatto ZIBETTI Universidade Federal de Rondônia
  • Edcarlos Alfaia Galeno BARBOSA Universidade Federal de Rondônia
  • Janaína Gianne Araújo de MEDEIROS Universidade Federal de Rondônia

Resumo

O contexto escolar é um espaço importante para a atuação dos psicólogos e cada vez mais vem demandando atuação crítica e contextualizada desses profissionais. O presente artigo apresenta e discute alguns aspectos relacionados com a experiência vivida por estudantes durante a realização de atividades docentes relacionadas à prática de ensino do curso de Licenciatura em Psicologia em uma escola pública do município de Porto Velho-RO. A referida prática consistiu na realização de minicurso, com quatro horas de duração, distribuídas em dois encontros. Para conhecimento da realidade escolar e levantamento dos interesses dos adolescentes foram realizadas observações participantes, entrevistas informais e registros em caderno de campo, bem como levantamento das temáticas de interesse para o trabalho. O minicurso, objeto deste relato, abordou questões relativas à orientação profissional e utilizou várias atividades que ampliaram os conhecimentos dos jovens sobre os cursos de ensino técnico, tecnológico, bacharelados e licenciaturas, bem como as oportunidades de carreira a partir da formação, além das implicações objetivas e subjetivas envolvidas na escolha profissional. Foi possível constatar a falta de um trabalho sistematizado sobre orientação profissional no espaço escolar, a necessidade de momentos e espaços destinados à discussão e reflexão sobre a construção de um projeto de vida com os adolescentes. A prática pedagógica com esse público, evidenciou a importância do diálogo como possibilidade de expressão das dúvidas e preocupações que se apresentam nesse momento do processo de desenvolvimento desses jovens, bem como da necessidade de acesso a informações relevantes sobre continuidade dos estudos e elementos a serem considerados na escolha profissional. Para os ministrantes a experiência proporcionou novas e valiosas aprendizagens sobre os desafios do trabalho como professores de psicologia ou psicólogos escolares, especialmente com o público adolescente. 

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Professora da graduação e do Mestrado em Psicologia na Universidade Federal de Rondônia. Líder do Grupo Amazônico de estudos e pesquisas em Psicologia e Educação (GAEPPE), vice-líder do grupo Psicologia Escolar e Educacional: processos de escolarização e atividade profissional em uma perspectiva crítica do IP/USP e filiada à ABRAPEE.
##submission.authorWithAffiliation##
Estudante do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia. Membro do Núcelo Rondônia da Associação Brasileira de Psicologia Social.
##submission.authorWithAffiliation##
Estudante do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia
Publicado
2017-06-30
Como Citar
ZIBETTI, Marli Lucia Tonatto; BARBOSA, Edcarlos Alfaia Galeno; MEDEIROS, Janaína Gianne Araújo de. ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁTICA PEDAGÓGICA. REVISTA EDUCAÇÃO EM REDE: FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE - ISSN 2316-8919, [S.l.], v. 6, n. 7, p. 58-70, jun. 2017. ISSN 2316-8919. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/educacaoemrede/article/view/1282>. Acesso em: 12 dez. 2017.