A AVALIAÇÃO DE TODOS E CADA UM NA FÓRMULA DO IDEB

  • Delci Heinle KLEIN UFRGS ( doutoranda)CESUCA (docente)ISEI (coordenadora de extensão)
  • Clarice Salete TRAVERSINI PPGEDU/UFRGS

Resumo

Este texto analisa a formulação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e seu potencial para conduzir as condutas da população escolar. Desde 2007, o IDEB tornou-se um indicador para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. A partir dos estudos de Michel Foucault(1998), entendemos o IDEB como estratégia de governamento utilizado pelo Ministério da Educação para mobilizar a população escolar na busca da qualidade da educação. Na pesquisa com 64 professores de escolas municipais de uma microrregião gaúcha, constatamos que eles não conhecem como o IDEB é formulado, nem se compreendem dentro da fórmula. Entretanto, com ou sem conhecimento dos professores, o IDEB opera, a partir de sua divulgação, desde a unidade escolar até o conjunto da nação brasileira, objetivando quantificar a qualidade da educação.

Biografia do Autor

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Graduada em matemática, mestre em Educação pelo PPGEDU/UFRGS, docente na educação básica e no ensino superior
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dosente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora do CNPQ/CAPES
Publicado
2017-06-30
Como Citar
KLEIN, Delci Heinle; TRAVERSINI, Clarice Salete. A AVALIAÇÃO DE TODOS E CADA UM NA FÓRMULA DO IDEB. REVISTA EDUCAÇÃO EM REDE: FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE - ISSN 2316-8919, [S.l.], v. 6, n. 7, p. 42-57, jun. 2017. ISSN 2316-8919. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/educacaoemrede/article/view/1260>. Acesso em: 22 out. 2017.