REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DESENVOLVIDO NO PROJETO SALA DE EDUCADOR POR PROFESSORES DO 1º E 2º CICLOS

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre quais as contribuições dos projetos formativos desenvolvidos via Sala de Educador ao Ensino de Ciências do 1º e 2º ciclos, nas escolas estaduais de Tangará da Serra – Mato Grosso. Metodologicamente, utilizou-se a análise bibliográfica, análise documental que compreendeu quatro anos, de 2010 a 2013; e, finalmente, a pesquisa de campo, com uso da técnica de entrevista semiestruturada, aplicada a 34 professores que atuam nas fases que compõem o 1º ciclo até a 2ª fase do 2º ciclo, de 10 escolas pesquisadas. Para análise de dados qualitativos foi aplicada a técnica de análise de conteúdo por categorização e descrição de frequência. O objetivo principal foi pesquisar como se configuram os temas de Ensino de Ciências em ações de formação continuada de professores desenvolvidos na Sala de Educador verificando se houve contribuições que provocaram mudanças significativas na prática pedagógica no ensino de ciências. Em síntese, os dados mostraram que um dos caminhos possíveis para implementar o ensino de ciências na escola é realizar momentos formativos específicos as áreas do conhecimento, possibilitando assim ao professor oferecer atividades significativas aos alunos, ou seja, que ele realize a transposição didática dos estudos em sala de aula.
 

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Coordenadora de Formação no Cefapro - Centro de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação Básica. Professora da Educação Básica - anos iniciais. 
Kilwangy Kya KAPITANGO-A-SAMBA
Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Inteligência Estratégica, pela AVM Faculdade Integra/Universidade Cândido Mendes (UCAM) Rio de Janeiro.
Publicado
2017-06-30
Como Citar
RIBEIRO, Josiani Leitner; KAPITANGO-A-SAMBA, Kilwangy Kya. REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DESENVOLVIDO NO PROJETO SALA DE EDUCADOR POR PROFESSORES DO 1º E 2º CICLOS. REVISTA EDUCAÇÃO EM REDE: FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE - ISSN 2316-8919, [S.l.], v. 6, n. 7, p. 1-41, jun. 2017. ISSN 2316-8919. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/educacaoemrede/article/view/1096>. Acesso em: 22 out. 2017.