O USO DAS REDES SOCIAIS NA EAD

  • Claudia Mara SCHUMANN Faculdade Inedi - CESUCA
  • Cleonice Vieira COUTINHO Faculdade Inedi - CESUCA
  • Eduardo da Rosa MARINO Faculdade Inedi - CESUCA

Resumo

Mostrar as novas tecnologias de informações com a popularização da internet no Brasil abrindo espaço para tecnologias em EAD. Alem disso as pessoas estão cada vez mais conectadas nas redes sociais e conquistando novos espaços no ensino e agregando valor ao processo da educação. Também mostramos que a compreensão que professores/tutores tem para mostrar valores para seus alunos sobre o uso das redes sociais, na plataforma moodle. Estudos através de pesquisas para mostrar as teorias do comportamento do uso das redes sociais no EAD, bem como a importância do uso dessa ferramenta para o recurso do moodle. Este artigo tem como objetivo investigar a relação e a associação entre educação à distância e o uso de redes sociais, bem como as vantagens desta união na educação. Demonstramos o uso de redes sociais integradas ao AVAs, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, apresentando alguns exemplos que já existe, o qual preza pelo ensino colaborativo e possui integração com a rede social Facebook. Por isso a importância desta pesquisa se caracteriza em conhecimentos a nova plataforma de ensino, e como é a maneira que funciona essa nova maneira de ensino. A ferramenta AVAs devem permitir a implementação de multimídia, e de ter diversas ferramentas. Palavras-chave: Ensino a distância. Redes sociais. AVAs. Educação. Facebook.

Referências

AJJAN, H., HARTSHORNE, R. Investigating faculty decisions to adopt Web 2.0 technologies: theory and empirical tests. The Internet and Higher Education, n. 11(2), p. 71-80, 2008.

PROJETO e-NOVA. Programa de Capacitação em Rede. Disponível em: . Acesso em: 23 maio 2011
MOSER, A.; ALENCASTRO, M. S. C. Considerações acerca da aprendizagem pelas redes sociais. Revista Intersaberes. Edição Especial. Vol. 8 nº. 1, 2013, p. 99.
AJJAN, H., HARTSHORNE, R. Investigating faculty decisions to adopt Web 2.0 technologies: theory and empirical tests. The Internet and Higher Education, n. 11(2), p. 71-80, 2008.

PROJETO e-NOVA. Programa de Capacitação em Rede. Disponível em: . Acesso em: 23 maio 2011

MOORE, M.; KEARLEY, G. Educação a Distância: uma visão integrada. São Paulo: Cenpagelearning, 2008.


http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/47629/o-papel-das-redes-sociais-na-educacao-a-distancia

http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/47629/o-papel-das-redes-sociais-na-educacao-a-distancia

http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/47629/o-papel-das-redes-sociais-na-educacao-a-distancia

http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2010/09/02/623090/ies-atuam-com-ead-ainda-ignoram-redes-sociais.html

http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/101.pdf

http://www.dgz.org.br/abr12/Art_05.htm

http://correio.aedb.br/seget/artigos13/28518508.pdf
Publicado
2015-10-06
Como Citar
SCHUMANN, Claudia Mara; COUTINHO, Cleonice Vieira; MARINO, Eduardo da Rosa. O USO DAS REDES SOCIAIS NA EAD. REVISTA CESUCA VIRTUAL: CONHECIMENTO SEM FRONTEIRAS - ISSN 2318-4221, [S.l.], v. 2, n. 4, p. 106-116, out. 2015. ISSN 2318-4221. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/cesucavirtual/article/view/958>. Acesso em: 23 ago. 2017.