O USO DE PODCASTS NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

  • Lucas Furstenau de OLIVEIRA Faculdade Inedi - CESUCA
  • Kárin Sabrina Fadel R. da SILVA Faculdade Inedi - CESUCA
  • Luana Claudia Jacoby SILVEIRA Faculdade Inedi - CESUCA

Resumo

Podcasts são uma forma de distribuição de conteúdo via internet surgida na década de 2000. Nos últimos anos, seu uso tem sido investigado no contexto da educação superior. A maior parte das pesquisas concentram-se no ensino presencial. O objetivo deste trabalho é investigar a utilidade de podcasts na educação superior à distância. Uma revisão do tipo “estado da arte” foi desenvolvida a partir de artigos originais de pesquisa publicados a partir de 2009 encontrados na base de dados Science Direct. Cinco artigos foram identificados. Dois deles investigaram a satisfação com o uso de podcasts por alunos de cursos primariamente à distância. O relato dos participantes foi de satisfação com o material e da sensação de proximidade gerada por ouvir a voz do professor. Dois outros artigos investigaram podcasts como alternativas a aulas presenciais. Em um deles, não foi encontrada diferença de desempenho entre alunos que ouviram os podcasts e os que assistiram à aula, mas, no outro, os alunos que utilizaram as gravações de áudio demonstraram maior aprendizagem. Um último artigo comparou podcasts em que a voz era sincronizada com uma apresentação de slides (enhanced podcast) e podcasts contendo apenas áudio e uma apresentação fornecida em um arquivo separado. A sincronia de áudio e apresentação levou a maior aprendizagem. A partir dos artigos analisados, conclui-se que podcasts são uma ferramenta útil para o uso em Educação à Distância, com bom potencial para promover aprendizagem. Palavras-chave: podcast. Educação à distância. Áudio.

Referências

BLOOM, Benjamin Samuel. Taxonomy of educational objectives: The classification of education goals by a committee of college and university examiners. David McKay, 1956.

BOLLIGER, Doris U.; SUPANAKORN, Supawan; BOGGS, Christine. Impact of podcasting on student motivation in the online learning environment. Computers & Education, v. 55, n. 2, p. 714-722, 2010.

CLARK, D.; WALSH, S. iPod-learning. Epic Group Plc., White Paper, 2004.

DURBRIDGE, N. The role of technology in distance education. Kent, UK: Croom Helm, 1984.

GRIFFIN, Darren K.; MITCHELL, David; THOMPSON, Simon J. Podcasting by synchronising PowerPoint and voice: What are the pedagogical benefits? Computers & Education, v. 53, n. 2, p. 532-539, 2009.

HEW, Khe Foon. Use of audio podcast in K-12 and higher education: A review of research topics and methodologies. Educational Technology Research and Development, v. 57, n. 3, p. 333-357, 2009.

LAKHAL, Sawsen; KHECHINE, Hager; PASCOT, Daniel. Evaluation of the effectiveness of podcasting in teaching and learning. In: World Conference on E-Learning in Corporate, Government, Healthcare, and Higher Education. p. 6181-6188, 2007.

MCKINNEY, Dani; DYCK, Jennifer L.; LUBER, Elise S. iTunes University and the classroom: Can podcasts replace professors? Computers & education, v. 52, n. 3, p. 617-623, 2009.

O’BANNON, Blanche W. et al. Using podcasts to replace lecture: Effects on student achievement. Computers & Education, v. 57, n. 3, p. 1885-1892, 2011.

ROSELL-AGUILAR, Fernando. Top of the pods—In search of a podcasting “podagogy” for language learning. Computer Assisted Language Learning, v. 20, n. 5, p. 471-492, 2007.

STRICKLAND, Karen; GRAY, Colin; HILL, Gordon. The use of podcasts to enhance research-teaching linkages in undergraduate nursing students. Nurse education in practice, v. 12, n. 4, p. 210-214, 2012.
Publicado
2015-09-25
Como Citar
OLIVEIRA, Lucas Furstenau de; SILVA, Kárin Sabrina Fadel R. da; SILVEIRA, Luana Claudia Jacoby. O USO DE PODCASTS NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA. REVISTA CESUCA VIRTUAL: CONHECIMENTO SEM FRONTEIRAS - ISSN 2318-4221, [S.l.], v. 2, n. 4, p. 12-21, set. 2015. ISSN 2318-4221. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/cesucavirtual/article/view/946>. Acesso em: 24 ago. 2017.