DESIGN EDUCACIONAL EM EAD – CONCEITOS E PRÁTICAS INOVADORAS

  • Carmen SANTOS Faculdade Inedi - CESUCA
  • Carolina FASSBENDER Faculdade Inedi - CESUCA
  • Christiane EVANGELISTA Faculdade Inedi - CESUCA

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de contextualizar a área do design educacional, abordando as origens e conceitos, as correntes de pensamento pedagógico que influenciaram esta área, os principais modelos empregados na Educação a Distância e os profissionais que executam este trabalho. O tema faz parte do módulo Tecnologias na Educação a Distância, do curso de Formação de Professores e Tutores para EaD, do CESUCA. A partir de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema foi realizada uma análise da literatura já publicada acerca do design educacional, da educação a distância, e do uso de tecnologias em EaD. O objetivo principal deste trabalho é melhor compreender a área do design educacional e o seu crescente emprego na Educação a Distância, buscando o aprimoramento dos futuros professores/tutores em EaD no emprego de tecnologias e de práticas inovadoras.    Palavras-chave: Educação a Distância; Tecnologias em EaD; Design Educacional.

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Educação a Distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem, 2003 disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151797022003000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt . Acessado em 20/07/2015.

CAMPOS, Fernanda C. A.; ROCHA, Ana Regina C.; CAMPOS, Gilda H. B. Design Instrucional e Construtivismo: Em Busca de Modelos para o Desenvolvimento de Software. In: IV CONGRESSO RIBIE. Brasília, 1998.

FILATRO, A. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson, 2008.
HODELL, Chuch. ISD From the Ground Up. 2011. Disponível em http://www.designinstrucional.com.br/origem-design-instrucional/. Acesso em: 16/07/2015.
MORAN, José Manuel. Aperfeiçoando os modelos de EAD existentes na formação de professores, 2009. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/viewFile/5775/4196. Acessado em 21/07/2015

NEVES, Marcus; CENTENO, Cláudia; FRUET, Fabiane; OTTE, Janete; ORTH, Miguel. Design Educacional Construtivista: o Papel do Design como Planejamento na educação a Distância. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. UFSCar. 2012.

PEREIRA, Otacília da Paz. O designer educacional e as competências profissionais: influências na seleção de recursos multimidiáticos. São Paulo, 2011. Tese (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital). PUC-SP.

SARAIVA, Terezinha. Educação a Distância no Brasil: lições da história. Brasília, ano 16, n.70, abr./jun. 1996.

SALVADOR, Valeska Schwanke Fontana. O design instrucional mudou a Segunda Guerra Mundial. Que tal ele mudar a sua empresa? 2015. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/o-design-instrucional-mudou-a-segunda-guerra-mundial-que-tal-ele-mudar-a-sua-empresa/87602/. Acesso em: 15/07/2015.
Publicado
2015-09-25
Como Citar
SANTOS, Carmen; FASSBENDER, Carolina; EVANGELISTA, Christiane. DESIGN EDUCACIONAL EM EAD – CONCEITOS E PRÁTICAS INOVADORAS. REVISTA CESUCA VIRTUAL: CONHECIMENTO SEM FRONTEIRAS - ISSN 2318-4221, [S.l.], v. 2, n. 4, p. 93-105, set. 2015. ISSN 2318-4221. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/cesucavirtual/article/view/944>. Acesso em: 27 jun. 2017.