A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO DIGITAL EM EAD PARA A CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO

  • Maria Lucia Ramos ROXO Faculdade Inedi - CESUCA

Resumo

O presente artigo trata do processo de aprendizagem interativa que ocorre na Educação a Distância (EAD) e procura refletir sobre sua utilização nas plataformas AVAs e sua importância nas estratégias pedagógicas de ensino dos Professores e Tutores de EAD. Ainda, discorre sobre as competências desses docentes voltadas para a aprendizagem autônoma do EAD. Tomando como base o referencial teórico de diversos autores, procurando fazer uma pesquisa bibliográfica para uma analise qualitativa do conteúdo e uma análise critica da significação da aprendizagem no contexto da EAD, seus conceitos, formatos e características inovadoras. Tipificando a aprendizagem, a interação e a docência com relação aos novos contextos. Palavras-chave: Interação. Aprendizagem. Competências. Professores. EAD.

Referências

AZEVEDO, Adriana B. Aprendizagem na EAD: contribuições e desafios. Educação & Linguagem. V. 16. NR 1. Pg 151-169, Janeiro/Junho. 2013. Acesso em: 06/07/2015.

BACKES, Luciana. A configuração do espaço de convivência digital virtual: a cultura emergente no processo de formação do educador. São Leopoldo, 2011. Disponível em: . Acesso em: 06/07/2015.

CABANAS, Maria Inmaculada C. VILARINHO, Lúcia Regina G. Educação a distância: tutor, professor ou professor-tutor? Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: https://etic2008.files.wordpress.com/2008/11/unesamariainmaculada.pdf. Acesso em: 06/07/2015.
CARVALHO, Mario Cesar dos S. Competência dos Tutores Para Atuação em Programas de Educação a Distância Mediados Pela Internet: O Caso do Curso de Graduação em Administração da EA/UFRGS. Dissertação de Mestrado. Porto Alegre, 2009.

CRUZ, Dulce Márcia. O professor midiático: a formação docente para a educação a distância no ambiente virtual da videoconferência. Florianópolis, 2001. Tese (doutorado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina.

GRASEL, Patrícia, (org.), CARVALHO Maire Jane S. MACIEL Amanda . Aprender e ensinar na cultura digital II: redes, sociedade e virtualização do conhecimento. São Leopoldo: EDITORA UNISINOS, 2014.
LEMOS, André. Anjos Interativos e Retribalização do mundo: sobre interatividade e interfaces digitais. Lisboa: Tendências XXI, 1997. Disponível em: Acesso em: 06/07/2015.
LOCATELLI, Ederson Luiz. BACKES, Luciana. Aprender e ensinar na cultura digital I. São Leopoldo. EDITORA UNISINOS, 2014.
MACHADO, Liliana D. MACHADO, Elian de C. O Papel da Tutoria em Ambiente da EAD. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/022-TC-A2.htm. Acesso em: 06/07/2015.
MADEIRA, Carla de C. G. A Educação a Distancia na Formação Continuada de Professores: uma Reflexão. Dissertação de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2006. Disponível em http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/10645/000597094.pdf. Acesso em: 06/07/2015.
MERCADO. Luis Paulo L. Dificuldades na Educação a Distância Online. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/55200761718PM.pdf. Acesso em: 06/07/2015.

MILL, Daniel. LIMA, Denise A. LIMA, Valeria S. TANCREDI. Regina Maria S. P. O Desafio de uma Interação de Qualidade na Educação a Distancia: O Tutor e sua Importância Nesse Processo. Cadernos da Pedagogia. Ano 02. V. 02. Pg. 112-127. Agosto/Dezembro, 2008.

RIGO, Sandro José. Introdução à educação a distância / Sandro José. São Leopoldo, 2010.

SILVA, Liliam. Aprendizagem Ativa em Ambiente Online. 2015. Disponível em: http://www.educacao-a-distancia.com/aprendizagem-ativa-em-ambiente-online/. Acesso em: 06/07/2015.

VELLOSO, Andrea. LANNES, Denise. BARROS, Solange. O papel do tutor na EaD... Tutoria a distância: diferentes funções, diferentes competências. Disponível em: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0407.html. Acesso em: 06/07/2015.

XAVIER, Regina T. O. SILVA, João Alberto. Novos paradigmas nos saberes docentes da Educação a Distância. Novas Tecnologias na Educação. CINTED-UFRGS. V. 07, NR 1. Julho, 2009.
Publicado
2015-09-25
Como Citar
ROXO, Maria Lucia Ramos. A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO DIGITAL EM EAD PARA A CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO. REVISTA CESUCA VIRTUAL: CONHECIMENTO SEM FRONTEIRAS - ISSN 2318-4221, [S.l.], v. 2, n. 4, p. 73-82, set. 2015. ISSN 2318-4221. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/cesucavirtual/article/view/942>. Acesso em: 27 jun. 2017.