OS MOOCS: UM NOVO RECURSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Resumo
Mudanças tecnológicas profundas marcaram o final do século XX e o início do século XXI. O mundo hoje está conectado pela rede, e a educação não poderia ficar a parte desta conexão. Diante desta realidade, este mundo digitalizado está aos poucos reorganizando o espaço escolar. O Conectivismo surge nessa perspectiva como uma nova abordagem educacional. Os MOOCs (Cursos Online Abertos Massivos) surgem como uma modalidade de cursos, ofertados de forma gratuita geralmente, para qualquer pessoa que tenha acesso à internet e em qualquer lugar do mundo. O objetivo deste estudo é definir e conceituar os MOOCs, descrevendo alguns cursos ofertados pelas plataformas mais conhecidas, instituições credenciadas, país de origem, número de usuários, idiomas e certificação, com base nas plataformas: edX, miríada X, coursera, veduca, udacity. Estes cursos foram desenvolvidos com fundamento na teoria conectivista, assim proposta por George Siemens e Steven Downes, os quais afirmam que o conhecimento está distribuído numa rede de conexões e que, desse modo, a aprendizagem consiste na capacidade de edificar essas redes e circular nelas.
Palavras-chave: MOOCs. Teoria Conectivista. Plataformas.
Referências
GONÇALVES, B. MOOC e b-Learning: uma proposta para o mestrado em TIC na Educação e Formação do Instituto Politécnico de Bragança. Dissertação de Mestrado em TIC na Educação e Formação, 2013, Bragança: Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação.
INUZUKA, M., & Duarte, R. Produção de REA apioada por MOOC. In B. Santana; C. Rossini; N. L. Pretto (Eds.), Recursos Educacionais Abertos: Práticas Colaborativas Políticas Públicas – 1 ed., 1 imp. – Salvador: Edufba; São Paulo, 2012.246p.
KENSKI, V. M. Tecnologias e tempo docente. Campinas, SP, Papirus Editora, 2013.
NEITZEL, L.C. Educar para uma sociedade tecnológica. Disponível em:
SIEMENS, George. Conectivism: Learning theory for the Digital Age, 2004.
SIEMENS, George. ¿Qué tiene de original el conectivismo?2008.Disponível em:
SIEMENS, George. Connectivism: Learning Theory or Pastime of the Self-Amused?Elearnspace,2006.Disponívelem http://www.elearnspace.org/Articles/connectivism_self-amused.htm. Acesso em 16 de Julho de 2015.
YUAN, Li; POWELL, Stephen. MOOCs and Open Education: Implications for Higher Education, 2013. Disponível:
JORNAL ZERO HORA, Projeto Educa: Guia da Ead. Disponível em 30 de Junho de 2015.
https://pt.wikipedia.org/wiki/MOOC- acesso em 16 de Julho de 2015
https://pt.wikipedia.org/wiki/Udacity - acesso em 16 de Julho de 2015
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).