O ESTADO DO CONHECIMENTO EM EAD: INTERLOCUÇÕES DE UM PROCESSO HISTÓRICO

  • Patrícia de Bem MARTINS Faculdade Inedi - CESUCA

Resumo

Para entender a Educação a Distância (EAD) hoje, precisamos conhecer a sua história: sua origem, seu passado, sua evolução, e, por conseqüência, suas implicações, desafios e possibilidades atuais. No Brasil o desenvolvimento da EAD teve seu início no século XX em decorrência do iminente processo de industrialização cuja trajetória gerou uma demanda por políticas educacionais que formassem o trabalhador para a ocupação industrial. No Brasil o desenvolvimento da EAD teve seu início no século XX em decorrência do iminente processo de industrialização cuja trajetória gerou uma demanda por políticas educacionais que formassem o trabalhador para a ocupação industrial. A história da educação à distância no Brasil sempre teve ligada a formação profissional, capacitando as pessoas ao exercício de certas atividades sempre motivadas por questões do mercado de trabalho. Palavras-chave: Educação a Distância. Formação Profissional. Tecnologias.

Referências

BRASIL. Decreto n. 2.494, de 10 de fevereiro de 1998. Regulamenta o Artigo 80 da LDB (lei n. 9.394/96).
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília,1997.
SARAIVA, T. Educação a distância no Brasil: Lições da Vida. Em Aberto, ano 16, Nº 70, junho 1996
LOBO NETO, Francisco José da Silveira. Educação a Distância sem Distanciamento da Educação. In Tecnologia Educacional, v. 23 (123/124): 13-16, mar-jun, 1995.
Publicado
2015-09-25
Como Citar
MARTINS, Patrícia de Bem. O ESTADO DO CONHECIMENTO EM EAD: INTERLOCUÇÕES DE UM PROCESSO HISTÓRICO. REVISTA CESUCA VIRTUAL: CONHECIMENTO SEM FRONTEIRAS - ISSN 2318-4221, [S.l.], v. 2, n. 4, p. 53-57, set. 2015. ISSN 2318-4221. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/cesucavirtual/article/view/940>. Acesso em: 22 out. 2017.