TECNOLOGIAS MÓVEIS E EAD

  • Anderson Boni SIGNORI Faculdade Inedi - CESUCA
  • Abraão Neris DAMIN Faculdade Inedi - CESUCA
  • Bruna Saibro da ROCHA Faculdade Inedi - CESUCA
  • Carla Ariane Luiz DUTRA Faculdade Inedi - CESUCA

Resumo

Este artigo tem por finalidade abordar o uso das tecnologias móveis como apoio didático no processo da educação a distância, considerando que atualmente o acesso à informação está cada vez mais democratizado, dinamizado e em tempo real. Para esse estudo partiremos da premissa de que as tecnologias móveis podem proporcionar ao aluno uma extensão dos conteúdos ministrados pelo professor em sala de aula e nos ambientes virtuais de aprendizagem. Também será avaliada e discutida a importância da socialização do saber com o uso das tecnologias móveis, e como as mesmas tendem a facilitar o processo de ensino aprendizagem. Palavras-chave: Tecnologias Móveis. EAD. Apoio Didático.

Referências

ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações. Dados de acessos à telefonia móvel. Disponível em: . Acesso em 14 de julho de 2015.

ARAUJO, S.; SCHIMIGUEL, J. Possibilidades do uso de dispositivos móveis para atividades de aprendizagem no ensino médio integrado a educação profissional. In: Anais do Encontro de Produção Discente PUCSP/Cruzeiro do Sul. São Paulo Disponível em: . Acesso em 14 de julho de 2015.

LEME, H.; NAZARIO, K. O uso de redes sociais e tecnologia móvel na EAD na perspectiva do professor. Nível Meso Desenvolvimento Profissional e Apoio ao Corpo Docente. São Carlos – SP. 2014. Disponível em: . Acesso em 14 de julho de 2015.
MORAIS, P.; DA SILVA, G.; FERREIRA, H.; VALENTIM, R.; ARAÚJO, B. Utilização de dispositivos móveis na educação a distância. Disponível em: . Acesso em 14 de julho de 2015.

MORAN, J. Mudar a Forma de Ensinar e Aprender com Tecnologias. Disponível em: . Acesso em 05 de julho de 2015.

______. O que é educação a distância. Disponível em: . Acesso em 20 de julho de 2015.

MOURA, A. Apropriação do Telemóvel como ferramenta de mediação em Mobile Learning. Estudos de Caso em contexto Educativo. 2010. Tese (Doutorado em Ciências Sociais, na especialidade de Tecnologia Educativa). Universidade do Minho, Braga.

PEREIRA, M. Utilização da Aprendizagem Móvel do Ensino Superior: um suporte ao ensino e a aprendizagem. X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância – UNIREDE. Belém, PA, 2013. Disponível em: . Acesso em 14 de julho de 2015.

PRETI, O. Educação a Distância: uma prática educativa mediadora e mediatizada. Disponível em: . Acesso em 13 de julho de 2015.

QUEIROZ, F.; HYPÓLITO, J.; OLIVEIRA, J.; HYPÓLITO, V. As tecnologias móveis como contribuintes no processo de ensino e aprendizagem na EAD. In: Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2014, São Carlos. Disponível em: . Acesso em 14 de julho de 2015.

SABOIA, J.; VARGAS, P.; VIVA, M. O uso dos dispositivos móveis no processo de ensino e aprendizagem no meio virtual. Revista Cesuca Virtual: conhecimento sem fronteiras. v.1, n.1, jul/2013. Disponível em: . Acesso em 14 de julho de 2015.

VIDAL, C. A utilização de ferramentas da tecnologia móvel no e-learning pelos alunos brasileiros para a educação a distância. 2012. Goiânia – GO. Disponível em: . Acesso em 14 de julho de 2015.
Publicado
2015-09-25
Como Citar
SIGNORI, Anderson Boni et al. TECNOLOGIAS MÓVEIS E EAD. REVISTA CESUCA VIRTUAL: CONHECIMENTO SEM FRONTEIRAS - ISSN 2318-4221, [S.l.], v. 2, n. 4, p. 1-11, set. 2015. ISSN 2318-4221. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/cesucavirtual/article/view/932>. Acesso em: 11 dez. 2017.