TECNOLOGIAS MÓVEIS E EAD
Resumo
Este artigo tem por finalidade abordar o uso das tecnologias móveis como apoio didático no processo da educação a distância, considerando que atualmente o acesso à informação está cada vez mais democratizado, dinamizado e em tempo real. Para esse estudo partiremos da premissa de que as tecnologias móveis podem proporcionar ao aluno uma extensão dos conteúdos ministrados pelo professor em sala de aula e nos ambientes virtuais de aprendizagem. Também será avaliada e discutida a importância da socialização do saber com o uso das tecnologias móveis, e como as mesmas tendem a facilitar o processo de ensino aprendizagem. Palavras-chave: Tecnologias Móveis. EAD. Apoio Didático.Referências
ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações. Dados de acessos à telefonia móvel. Disponível em: . Acesso em 14 de julho de 2015.
ARAUJO, S.; SCHIMIGUEL, J. Possibilidades do uso de dispositivos móveis para atividades de aprendizagem no ensino médio integrado a educação profissional. In: Anais do Encontro de Produção Discente PUCSP/Cruzeiro do Sul. São Paulo Disponível em:. Acesso em 14 de julho de 2015.
LEME, H.; NAZARIO, K. O uso de redes sociais e tecnologia móvel na EAD na perspectiva do professor. Nível Meso Desenvolvimento Profissional e Apoio ao Corpo Docente. São Carlos – SP. 2014. Disponível em:. Acesso em 14 de julho de 2015.
MORAIS, P.; DA SILVA, G.; FERREIRA, H.; VALENTIM, R.; ARAÚJO, B. Utilização de dispositivos móveis na educação a distância. Disponível em:. Acesso em 14 de julho de 2015.
MORAN, J. Mudar a Forma de Ensinar e Aprender com Tecnologias. Disponível em:. Acesso em 05 de julho de 2015.
______. O que é educação a distância. Disponível em:. Acesso em 20 de julho de 2015.
MOURA, A. Apropriação do Telemóvel como ferramenta de mediação em Mobile Learning. Estudos de Caso em contexto Educativo. 2010. Tese (Doutorado em Ciências Sociais, na especialidade de Tecnologia Educativa). Universidade do Minho, Braga.
PEREIRA, M. Utilização da Aprendizagem Móvel do Ensino Superior: um suporte ao ensino e a aprendizagem. X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância – UNIREDE. Belém, PA, 2013. Disponível em:. Acesso em 14 de julho de 2015.
PRETI, O. Educação a Distância: uma prática educativa mediadora e mediatizada. Disponível em:. Acesso em 13 de julho de 2015.
QUEIROZ, F.; HYPÓLITO, J.; OLIVEIRA, J.; HYPÓLITO, V. As tecnologias móveis como contribuintes no processo de ensino e aprendizagem na EAD. In: Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2014, São Carlos. Disponível em:. Acesso em 14 de julho de 2015.
SABOIA, J.; VARGAS, P.; VIVA, M. O uso dos dispositivos móveis no processo de ensino e aprendizagem no meio virtual. Revista Cesuca Virtual: conhecimento sem fronteiras. v.1, n.1, jul/2013. Disponível em:. Acesso em 14 de julho de 2015.
VIDAL, C. A utilização de ferramentas da tecnologia móvel no e-learning pelos alunos brasileiros para a educação a distância. 2012. Goiânia – GO. Disponível em:. Acesso em 14 de julho de 2015.
ARAUJO, S.; SCHIMIGUEL, J. Possibilidades do uso de dispositivos móveis para atividades de aprendizagem no ensino médio integrado a educação profissional. In: Anais do Encontro de Produção Discente PUCSP/Cruzeiro do Sul. São Paulo Disponível em:
LEME, H.; NAZARIO, K. O uso de redes sociais e tecnologia móvel na EAD na perspectiva do professor. Nível Meso Desenvolvimento Profissional e Apoio ao Corpo Docente. São Carlos – SP. 2014. Disponível em:
MORAIS, P.; DA SILVA, G.; FERREIRA, H.; VALENTIM, R.; ARAÚJO, B. Utilização de dispositivos móveis na educação a distância. Disponível em:
MORAN, J. Mudar a Forma de Ensinar e Aprender com Tecnologias. Disponível em:
______. O que é educação a distância. Disponível em:
MOURA, A. Apropriação do Telemóvel como ferramenta de mediação em Mobile Learning. Estudos de Caso em contexto Educativo. 2010. Tese (Doutorado em Ciências Sociais, na especialidade de Tecnologia Educativa). Universidade do Minho, Braga.
PEREIRA, M. Utilização da Aprendizagem Móvel do Ensino Superior: um suporte ao ensino e a aprendizagem. X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância – UNIREDE. Belém, PA, 2013. Disponível em:
PRETI, O. Educação a Distância: uma prática educativa mediadora e mediatizada. Disponível em:
QUEIROZ, F.; HYPÓLITO, J.; OLIVEIRA, J.; HYPÓLITO, V. As tecnologias móveis como contribuintes no processo de ensino e aprendizagem na EAD. In: Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2014, São Carlos. Disponível em:
SABOIA, J.; VARGAS, P.; VIVA, M. O uso dos dispositivos móveis no processo de ensino e aprendizagem no meio virtual. Revista Cesuca Virtual: conhecimento sem fronteiras. v.1, n.1, jul/2013. Disponível em:
VIDAL, C. A utilização de ferramentas da tecnologia móvel no e-learning pelos alunos brasileiros para a educação a distância. 2012. Goiânia – GO. Disponível em:
Publicado
2015-09-25
Como Citar
SIGNORI, Anderson Boni et al.
TECNOLOGIAS MÓVEIS E EAD.
REVISTA CESUCA VIRTUAL: CONHECIMENTO SEM FRONTEIRAS - ISSN 2318-4221, [S.l.], v. 2, n. 4, p. 1-11, set. 2015.
ISSN 2318-4221.
Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/cesucavirtual/article/view/932>. Acesso em: 26 abr. 2018.
Seção
Artigos
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).